top of page

5 Preciosas dicas Sobre Cuidador de Idoso para Descobrir Agora


Cuidadora de Idoso trabalhando

Você quer saber mais sobre cuidador de idoso. Esse tema é fundamental para o bem-estar do idoso. Você está no lugar certo!


É aqui mesmo que nós vamos tirar suas dúvidas. Tudo de uma forma super simples. Sem lero-lero.


Porque você ao ler o post vai aprender:

  1. Como registrar cuidador de idoso? (Incluindo eSocial)

  2. Como contratar cuidador de Idoso?

  3. O que cuidador de idoso faz?

  4. O que o cuidador de idoso não pode fazer?

  5. Quanto custa cuidador de idoso?


Pronto? Vamos lá!


Como Registrar Cuidador de Idoso?


Existem duas formas de registrar o cuidador de idosos, são elas:

2. CLT.


O autônomo é aquele sem vínculo empregatício. Ou seja, vai apenas uma vez por semana, prestar seus serviços. Você pode baixar um modelo de contrato: aqui, ou conhecer a outra forma de contratação de cuidador a diante.


Então.


Pois quando se ultrapassada a linha de 2 vezes por semana, o profissional precisa ser enquadrado na CLT, Consolidação das Leis do Trabalho. Você pode saber tudo sobre contratar cuidador pela CLT apertando: aqui, ou seguir a sua descoberta lendo o post


Como Registrar Cuidador de idoso no eSocial?


Para registrar o cuidador de idoso no eSocial é preciso:

1. Criar um registro;

2. Cadastrar empregador;

3. Enviar informações do contratado.


Você pode seguir o passo a passo do eSocial apertando: aqui, ou descobrir mais a baixo.


O eSocial começou a ser implementado em 2018 e terminará em 2021. Dê uma olhada no cronograma abaixo:

Cronograma eSocial

Como Contratar Cuidador de Idoso?


Para contratar cuidador de idoso é preciso fazer uma simples e importante pergunta: quais características eu gostaria de ver em um profissional? A Santer Saúde entende essas serem as principais características que um cuidador de idoso precisa ter:

1. Conhecimento técnico;

2. Real carinho ao cuidar;

3. Busca constante por conhecimento.


Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas características a seguir.


Um profissional precisa possuir conhecimento básico da psicologia humana. Para poder entender as atitudes do idoso. Encontrando as melhores soluções para os conflitos. Como também entender a fisiologia. Mensurando qual melhor forma de aumentar a qualidade de vida do idoso. Sempre.


Tem mais.


Além do conhecimento técnico, o profissional de cuidado com idosos deve possuir empatia com o idoso, desejando, de verdade, entregar o melhor bem-estar. Pois parte da vitalidade está diretamente ligada a questões emocionais. Essas precisam de cuidado.


Com conhecimento técnico e real carinho ao cuidar, é necessidade evoluir esses instrumentos através do aperfeiçoamento que só o conhecimento pode entregar. Portanto, os profissionais jamais podem “saber tudo”. Ele precisa possuir uma fome pelo saber. Eterna.


Os serviços de cuidadores de idosos podem ser encontrados de duas formas:

  1. Através de empresas;

  2. Direto com profissionais autônomos.


Vamos falar um pouco mais sobre essas duas formas de encontrar cuidador de idoso.


Encontrar cuidador de idoso através das empresas confere uma segurança extra. Primeiro porque o profissional não é um desconhecido, precisando de boas referências para ingressar em empresas de qualidade. Segundo porque elimina a possibilidade de processo trabalhista, pois a relação do cuidador se dá com a empresa e não com a família do idoso.


Veja a lista de 3 empresas de cuidadores de idosos no Rio de Janeiro abaixo:


Optando por contratar o profissional diretamente, é preciso se cercar de mais cuidados. A maneira mais eficiente é pedir 3 referências, pesquisar na internet sobre a pessoa e fazer uma entrevista com o pretendente, vá acompanhado de um familiar ou amigo por questões de segurança e também pois uma segunda opinião ajuda a decidir.


Quais Funções do Cuidador de Idoso?


O Cuidador de idoso pode ser responsável por uma ampla variedade de tarefas. Desde as mais simples até algumas de nível mais técnico. Veja a lista do que pode e do que o cuidador de idoso não pode fazer a seguir.


O que o Cuidador de Idosos Faz?

Gráfico funções do cuidador de idoso

O que o Cuidador de Idosos não pode Fazer?


O cuidador de idosos não faz essas atividades:

  1. Limpar a casa;

  2. Fazer comida;

  3. Procedimentos invasivos;

  4. Passear com animais de estimação.


Quanto Custa Cuidador de Idosos?


A função de cuidador de idosos não é regulamentada pelo governo. Portanto, a prática do mercado é descentralizada. Ficando a cargo do entendimento entre as partes.


O mercado cobra desde R$90,00 até R$400,00 a diária. Dependendo da formação dos profissionais. Como também a qualidade da empresa. Cabe a você entender qual melhor se adequa à sua realidade.


Será que é só isso?


Cabe salientar, valores mais baixos implicam, necessariamente, qualidade inferior. A Santer Saúde oferece profissionais de excepcional qualidade com real carinho ao cuidar por um investimento justo. Saiba mais apertando: aqui, ou descubra a conclusão logo abaixo.


Conclusão


Você queria saber mais sobre cuidador de idoso. Foi aí que veio parar nesse post. Viu que estava no lugar certo.


A moral da história é que você tirou suas dúvidas.


Sem precisar ficar indo de página em página. Lendo post atrás de post. Saindo com mais dúvidas do que encontrou. Você resolveu suas dúvidas em um só lugar.

bottom of page